Não há folhas no Inverno


O outono é a estação marrom. As árvores se secam, as folhas caem e a vista fica melancólica, aguardando o inverno.

O inverno é frio e sem graça. Não há cores nas árvores, não ha sinal de vida. O inverno rima com morte. Toda a natureza espera pela primavera para renascer. No inverno os grandes animais hibernam. O ciclo reprodutivo dos animais aguarda a primavera para o nascimento.

Não se espera muito do inverno. Onde neva, as fotos ficam sem cores. Nos parques, nenhuma criança. A gente quer é ficar em casa dormindo. Não imagino como era o inverno antes dos computadores. 

Tempo melancólico, com certeza. Tempo para pensar, avaliar, Tempo para o silêncio, para a introspecção. Tempo triste.

Mas cabe ao ser humano, em sua essência, domar este universo em que vive. Não fomos criados para a conformidade, mas para dominar e sujeitar este mundo. Observar, entender, controlar e mudar. Fazer escolhas, lutar por um espaço melhor. Colocar em movimento.

Este é nosso mandato cultural. Somos chamados a trazer vida, ordem, alegria e beleza. Colocar ordem no caos. Incluir um sorriso na paisagem.

Fazemos isto com as pessoas, através dos laços de amizade e companheirismo. Fazemos isto conversando, trocando experiências, aprendendo uns com os outros.

Fazemos isto quebrando as barreiras, construindo pontes, estabelecendo laços. Fazemos isto nos aproximando das pessoas, aceitando as diferenças, amando-nos com sinceridade. Perdão e aceitação, dupla invencível.

Fazemos isto sendo mais como as crianças, que brincam com o brinquedo que está disponível, sem se importar de quem são. Que ultrapassam as barreiras, sejam culturais ou sociais pelo simples valor de divertir.

Que não se envergonham de ser quem são, de ser espontâneas, de serem sinceras. Não há limite para a idade e para o brinquedo.

As crianças fazem o que fazem para curtirem o momento.

Pensando bem, ainda há folhas no inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.