Lidando com Crianças


A vida de um pai tem um desafio novo a cada dia. Você acha que vai ficando mais fácil a medida em que eles crescem, mas este não é o meu caso.

Quando eles eram pequenos dava muito trabalho cuidar deles. A gente tinha que cuidar do tamanho da mamadeira, a frequência da troca de fraldas e porque ele está chorando desta vez. Será que está sentindo dor? Será que quer atenção? Estamos mimando demais? Na verdade, nunca vamos saber com certeza.

Chega um momento em que eles descobrem que podem andar. No segundo seguinte eles decidem que andar é para os fracos e que o legal mesmo é correr. E correm o tempo todo, em todas as direções, pegando e provando tudo o que podem alcançar. E quando você vai atrás do primeiro menino o outro aproveita para enfiar o dedo na tomada. Coisa boa é quando eles finalmente resolvem dormir. Seria ainda melhor se eles não revezassem e dormissem ao mesmo tempo!

Mas o tempo voa e você não se dá conta. Muito rapidamente já estão pedalando o que quer dizer que você fica carregando bicicletas no carro para os parques. Não há uma alma amiga que te ajude a colocar e tirar as bicicletas do porta-malas, e colocar duas bicicletas em um porta mala só é um feito.

E logo já sabem ler e com a leitura vem as perguntas difíceis. Algumas são óbvias e por isto mesmo, mais difíceis de responder. Porque você trabalha tanto, brinca pouco, me obriga a comer o que não quero, não me deixa fazer o que eu quero, e porque  os adultos tem toda a liberdade do mundo?

Ontem eu tive de encarar a pergunta mais difícil (e mais repetida) de todas. Pai, você quer brincar comigo agora? Esta dói. Ela dói porque eu entendo que detrás está um menino com saudades de seu pai. Não faz diferença qual será o jogo, posso escolher o que me agrade. Ele está mais  interessado em ter um tempo junto comigo do que na atividade que vamos escolher.

Esta questão sempre aparece quando estou tentando terminar alguma coisa. Ela dói porque eles estão fazendo a escolha melhor. Eles estão procurando fazer algo com alguém que eles amam.

Eu preciso achar uma boa resposta para esta pergunta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.