Andando em Milhas e pesando em Pounds


Já se passou um mês desde que viemos morar na Califórnia. Nos preparamos o melhor que pudemos e tentamos antecipar os problemas que poderiam acontecer. Claro que a realidade seria diferente e os planos iam se mostrar inadequados. Vamos errando aqui e ali, ajustando os planos e aprendendo como são as coisas por aqui.

A razão porque os planos feitos no Brasil não funcionaram me parece simples. Bem, agora ela parece simples Mas são as coisas simples que nos escapam, não é mesmo? Fizemos planos com a visão de mundo que tínhamos, visão de brasileiro. Aqui as coisas funcionam de outra forma, em outro padrão, em outras medidas. E isto não dá para antecipar.

Um exemplo. Ontem os caras abriram esta vala em frente a um dos refeitórios, encheram de carvão e puseram fogo. Eu até agora não se para que isto foi feito, não saiu nenhum churrasco daí. Hoje colocaram fogo de novo no buraco e novamente eu não entendi para que. Hoje, em frente a outro refeitório, tinha uma churrasqueira, carvão acesso e carne. Quando fui pegar minha carne era um hambúrguer!

Outro exemplo exemplo simples, mas real. No Brasil a gente colecionava sacolas de supermercado para colocar lixo. E depois deixava o lixo empilhado na frente de casa 3 vezes por semana. Isto aqui não faz o menor sentido. A prefeitura nos aluga caixas de lixo, de tamanho proporcional ao número de pessoas em casa. O lixo é coletado apenas uma vez por semana, sendo que o lixo reciclável é coletado a cada 2 semanas. Ajuntar lixo uma ou duas semanas é algo que a gente ainda precisa aprender como fazer direito.

As coisas funcionam de outra forma por aqui. As pessoas pensam e agem de forma diferente de nós. Não adianta esperar se adaptar aqui com a cabeça que veio do Brasil. É preciso observar, entender e ajustar. É preciso uma nova visão de mundo.

Está é precisamente a razão de mudar de seu país. Você aprende outra forma de agir, outra forma de ver o mundo, outra forma de levar a vida. Você tem a oportunidade de absorver valores de outras culturas. Você amplia seus horizontes. Já tem sido uma experiência enriquecedora e imagino que o será ainda mais. A sensação é de que o mundo cresce.

Não é simples e nem fácil como pode parecer. Vez por outra a gente se sente deslocado, peixe fora d’água. E imagino que será assim por mais algum tempo. Só vai mudar quando for natural andar em Milhas e pesar em Pounds.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.