Beleza sem foco


Acordei cedo para buscar pão, fazia 2ºC e ainda estava amanhecendo, apesar de já ser mais de 7h da manhã. Antecipando as cenas que poderia encontrar, levei minha câmera.

Estava empolgado. Na beirada da estrada montei o tripé, troquei a lente, liguei o disparador remoto, ajustei tudo e cliquei 14 fotos para fazer dois HDR. O outro HDR é este:

Cenas belíssimas, céu encantador, fotos fora de foco.

Como assim?

Pois é, consegui fazer o mais difícil que é tirar uma foto de paisagem fora de foco.

A aventura não foi totalmente perdida por duas outras fotos que tirei. Uma na porta de casa, vista bonita mas comum. O HDR ficou interessante:

A outra foi uma foto de teste que tirei para ajustar a fotometria, no mesmo lugar que fiz os HDR fracassados. Era a foto base para o HDR, com as montanhas e o céu na fotometria correta e as árvores sub expostas:

E a lição é esta: não adianta a beleza do lugar, a qualidade dos equipamentos, o momento perfeito e a técnica de pós produção se não houver foco. As fotos simples com foco correto são muito melhores.

E isto vale para a vida. Gente talentosa, inteligente, perspicaz que não tem foco não conquista nada na vida, seja pessoal, seja profissional. Ninguém conta com gente sem foco. 

Na vida e na fotografia, foco é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.