Acordei cedo para buscar pão, fazia 2ºC e ainda estava amanhecendo, apesar de já ser mais de 7h da manhã. Antecipando as cenas que poderia encontrar, levei minha câmera.
Estava empolgado. Na beirada da estrada montei o tripé, troquei a lente, liguei o disparador remoto, ajustei tudo e cliquei 14 fotos para fazer dois HDR. O outro HDR é este:
Cenas belíssimas, céu encantador, fotos fora de foco.
Como assim?
Pois é, consegui fazer o mais difícil que é tirar uma foto de paisagem fora de foco.
A aventura não foi totalmente perdida por duas outras fotos que tirei. Uma na porta de casa, vista bonita mas comum. O HDR ficou interessante:
A outra foi uma foto de teste que tirei para ajustar a fotometria, no mesmo lugar que fiz os HDR fracassados. Era a foto base para o HDR, com as montanhas e o céu na fotometria correta e as árvores sub expostas:
E a lição é esta: não adianta a beleza do lugar, a qualidade dos equipamentos, o momento perfeito e a técnica de pós produção se não houver foco. As fotos simples com foco correto são muito melhores.
E isto vale para a vida. Gente talentosa, inteligente, perspicaz que não tem foco não conquista nada na vida, seja pessoal, seja profissional. Ninguém conta com gente sem foco.
Na vida e na fotografia, foco é fundamental.