Ainda bem que esta fase não passa


Há 8 anos atrás, me lembro como se fosse ontem, um amigo disse: “Você entrou em uma nova fase da vida”. Imediatamente eu respondi: “Uma fase que não acaba”. E rimos juntos. Ele estava se referindo aos dois meninos que acabavam de me tornar um pai.

A aventura de viver ganhou contornos radicais desde que soubemos que havia dois meninos em gestação, logo no primeiro ultrassom. Gravidez gemelar é gravidez de risco por definição e em nosso caso ainda lidamos com complicações até então desconhecida para vários dos obstetras com quem nos consultamos. Deus foi gracioso conosco e hoje estamos celebrando o dia dos pais com dois rapazes saudáveis alegres e brilhantes. Acabei virando um pai coruja.

Eu curto muito ser pai. Não sei se sou um pai bom ou ruim, mas tenho certeza de que tenho meus acertos e meus erros. Um dia meus acertos serão tidos como algo normal e meus erros serão condenados. Em outro dia, a saudade vai esmaecer meus erros e trazer à tona meus acertos. Diferente do meu trabalho, onde tudo pode ser avaliado a partir de dados e medições, a qualidade da minha paternidade é algo subjetivo e precisa de amor para ser aprovada.

Não é uma tarefa fácil. Divertida, mas não é fácil. A gente ri muito juntos, curte os mesmos heróis, os mesmos filmes e às vezes os mesmo brinquedos. Mas eu ainda tenho uma missão a cumprir, que é fazer destes meninos homens. Alguns poucos princípios que desde o começo eu tenho aplicado me ajudam nesta tarefa. A ordem não é importante, eu considero todos fundamentais. Vale para mim mas pode não valer para você. Ajuste à sua realidade.

O primeiro deles é sempre dizer a verdade, não importa quão embaraçosa ou difícil ela seja. Foi o constrangedor responder quando me perguntaram, após uma breve conversa sobre a reprodução canina, se eu fiquei grudado na mamãe para transmitir os espermatozóides rapidamente seguida de “por quanto tempo?”. A partir daí tivemos a mais longa viagem de carro até a casa da minha sogra, onde íamos almoçar. Se eles já sabem fazer a pergunta, merecem a resposta verdadeira.

Amor inquestionável. Eu sou do tipo que fica bravo facilmente, uma fraqueza de caráter. Tenho melhorado, mas enfim. Mesmo quando tenho que repreendê-los, faço questão de deixar claro que meu amor por eles nunca se abalou. Eles podem contar com meu amor em qualquer circunstâncias, mesmo quando discordarmos. Não sei dizer o que isto implica na prática, mas parece que eles entendem e confiam. A discussão tem sido se eles são os melhores filhos do mundo porque eu sou o melhor pai do mundo ou se eu sou o melhor pai do mundo porque eles são os melhores filhos do mundo. Seja qual for a causa e o efeito, a gente se ama.

No quesito humanidade, defeitos, fraquezas e virtudes, estamos todos no mesmo barco. Ser vulnerável diante dos meus filhos, por mais que eles queiram sempre acreditar no pai-herói, dá a eles a esperança de vencerem as próprias limitações. Há quem acredite que o mundo da criança é cor de rosa, mas a minha infância não foi e vejo que meus filhos tem medos, ansiedade, raiva, estresse. Não é como eu as sinto, algumas vezes é muito, muito mais exagerado e intenso. Normalmente passa rápido o que não deixa de ser importante. Ensiná-los a trilhar pela vida de forma corajosa, enfrentando medos e vencendo obstáculos está na lista das minhas tarefas como pai.

Se eu fosse escolher um destes princípios como sendo o mais importante, seria o próximo. A melhor virtude que eu posso ter como pai (e que eu não tenho mas me esforço para ter), é ser capaz de aprender com a mãe deles como ser uma pessoa melhor, como ter um sorriso mais largo, como ter um ouvido mais paciente, como ser uma pessoa agradável. Quando seus filhos já tem a melhor mãe do mundo, fica mais fácil ser um bom pai.

Ah, esta fase é muito boa. Eles tem a melhor mãe do mundo e por isto eu sou elogiado no dia dos pais. Tomara que esta fase nunca passe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.