Construa pontes, não construa muros


Ponte em construção

Ponte em construção no Brasil

Um amigo certa vez disse: “Sou brilhante para algumas coisas mas muito limitado para outras”. Eu particularmente sou meio lento para entender as relações humanas. Aprendo muito com minha esposa, que é uma mestre na arte de lidar com pessoas, mesmo quando são difíceis. Há uma lição que aprendi recentemente e vou compartilhar aqui.

Muro de pedras

Muro feito com pedras irregulares


Eu observei que podemos usar nossas palavras para construir coisas. Na verdade, estamos sempre construindo alguma coisa quando abrimos a boca. Cada palavra tem o papel de um tijolo. E se você pensar bem, verá que em nossos esforços construímos ou pontes ou muros.
Muros são construídos para separar as pessoas, as pontes para conectá-las.
Um céu sombrio sobre a Ponte Golden Gate

Dia nublado em San Francisco


Ambos são importantes. Há pessoas a quem queremos sempre estar conectados. Também há pessoas ruins de quem é melhor mantermos distâncias. Excluindo os extremos, a grande maioria das pessoas que conhecemos pode estar tanto do outro lado de uma ponte ou atrás de um muro, dependendo do que estamos construindo entre nós.

Pilhas de tijolos

Estoque de tijolos na fábrica


Para cada tipo de construção há um tipo de tijolo. Palavras amenas, amáveis e de reconciliação são ótimas para construir pontes e muito fracas para muros. Por outro lado, palavras iradas, arrogantes, hipócritas e duras não se vêem em pontes que sirvam para a travessia de pessoas. Estas servem para muros.

Paredes coloridas em inhotim

Colorful art exposition in Inhotim


Antes de falar, pense bem se você está construindo um muro ou uma ponte. Algumas pessoas constroem muros e neles lamentam. Outros preferem construir pontes e sobre elas celebram.
Eu me arrependo de já haver construído muitos muros. Justificado pela minha auto-atestada retidão, minha arrogante certeza das minhas próprias verdades e pelo meu medo de me decepcionar, acabei construindo muros.
eu acreditei que eles iam me proteger, mas hoje eu vejo que eles serviram para me isolar, como um triste prisoneiro em meu próprio castelo.
Garoto brincando na ponte

Garoto correndo sobre a pequena ponte


De agora em diante, quero construir mais pontes. Eu vou colocar alguns tijolos por aqui enquanto você coloca outros do seu lado. Se formos persistentes, a gente se encontra no meio com um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.